J.K.Rowling O-O¬ ‏ϟ ‏ϟ


   Joanne Kathleen Rowling, conhecida como J. K. Rowling (adotou esse sobrenome de sua avó paterna, devido à publicação dos livros). Nasceu em 31 de julho de 1965 (sábado), em Chipping Sodbury, Inglaterra, é uma escritora britânica de ficção, autora dos sete livros da famosa e premiada série Harry Potter, e de três outros pequenos livros relacionados a Harry Potter.  
  Livros que publicou, até o momento:

2007 – Os Contos de Beedle, o Bardo
2007 – Harry Potter e as Relíquias da Morte
2005 – Harry Potter e o Eni­gma do Prí­ncipe
2003 – Harry Potter e a Ordem da Fênix
2001 – Quadribol Através dos Séculos (usou o pseudônimo de Kennilworthy Whisp)
2001 – Animais Fantásticos & Onde Habitam (usou o pseudônimo de Newt Scamander)
2001 – Harry Potter e o Cálice de Fogo
1999 – Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
1998 – Harry Potter e a Câmara Secreta
1997 – Harry Potter e a Pedra Filosofal


  Desde criança, Joanne gostava de ler contos como O Vento nos Salgueiros e O Cavalinho Branco. Muitos autores influenciaram sua obra, e fizeram nascer em Joanne a vontade latente de tornar-se escritora.
Famosa por escrever em bares, com a primogênita ao lado no carrinho, ela enfrentou uma série de dificuldades até atingir a riqueza e a fama como escritora, passando-se longos anos até que o Harry Potter e a Pedra Filosofal, editor" Christopher Little. Desde então, J. K. Rowling escreveu os outros seis livros que a tornaram rica, e capacitaram-na a contribuir com instituições que ajudam a combater doenças, injustiças e a pobreza. chegasse às prateleiras, com a ajuda de seu agente literário.
  Sobre seus Pais: Filha de Peter James Rowling – funcionário de uma fábrica da Rolls Royce – e Anne Volant Rowling – técnica de laboratórios. A sua mãe faleceu aos 45 anos de idade, em 1990 devido a esclerose múltipla, nunca tendo chegado a ver o sucesso da sua filha. Peter Rowling voltou a casar e tem uma boa relação com a sua filha.
   Seus Filhos: Jessica Isabel Rowling, nascida em 27/07/1993, filha de Rowling e de Jorge Arantes. O seu nome (Jessica Isabel) lhe foi dado em homenagem à Jessica Mitford, ativista da Anistia Internacional (e escritora). David Gordon Rowling Murray, nascido em 23/03/2003, e Mackenzie Jean Rowling Murray, nascida em 23/01/2005, ambos tendo por pai Neil Murray.
   Seus antigos empregos foram Secretária da Anistia Internacional e Professora de Francês e Inglês, seu atual, é claro Escritora.

   Já foi dito que a ideia de Harry Potter surgiu inesperadamente na mente de J.K. nos idos de 1990, durante uma viagem de trem. Os primeiros manuscritos foram rabiscados em papel barato, e escrever o livro ajudava Joanne a passar o tempo, numa época em que sofria com a depressão e uma vida pobre, mas amparada pela família e por amigos, em especial Sean Harris.
De fato, J.K. nunca esperou sustentar-se escrevendo livros, mas só o fato de ter seu livro publicado de verdade já era um sonho de infância realizado. O máximo que esperava era uma crítica favorável. Claro que nem ela, nem seu agente e tampouco seus editores imaginaram o estrondo que seguiu Harry Potter, e que fez a fortuna de J.K.Rowling. Lindsey Fraser, do Scottish Book Trust, uma organização que apóia e promove a leitura disse que "nunca poderia imaginar o que ia acontecer."
As ilustrações mais famosas são as de Mary GrandPré, e seus desenhos são utilizados nas capas de vários países, incluindo Brasil e Portugal. Thomas Taylor desenhou a capa do primeiro livro da edição britânica que também ficou conhecida, mostrando Harry com a cara confusa em frente ao Expresso de Hogwarts.

  Eu pesquisei algumas curiosidades de J.K.Rowling, veja abaixo:
  • Toca guitarra.
  • Suas bandas prediletas são Beatles, The Smiths e The Clash.
  • Admira os seguintes escritores: E. Nesbit, Jane Austen, Paul Gallico, Richard Scarry e C.S.Lewis. 
  • O seu livro favorito quando criança era The Little White Horse (O Pequeno Cavalo Branco), de Elizabeth Goudge. Outras obras que também gosta: Mulherzinhas e Beleza Negra.
  • Estudou por três anos no Tutshill Primary School, depois estudou até o que seria, aqui no Brasil, o terceiro ano (Ensino Médio), no Wyedean Comprehensive School. Se graduou em Francês e Filosofia na Exeter University com o intuito de se tornar uma funcionária bilíngue.
  • Não tem Hobbies, pois ocupa o seu tempo escrevendo e com familiares ou amigos, mas todos os anos dá uma festa para comemorar o Halloween, uma data de que gosta muito. No entanto, Rowling desenha frequentemente e é uma apreciadora de arte: o seu quadro preferido é Ceia em Emmaus, de Caravaggio.
  • É tímida e reservada, não aparece muito na mídia, leva uma vida tranquila na Escócia, onde já foi homenageada pela princesa Anne, por contribuição de dez milhões para ajudar pessoas que sofrem de esclerose múltipla.
  • Escreve Harry Potter desde 1990, onde, nos sete anos que teve para terminar o primeiro livro, fez muitas mudanças ao longo do tempo.
  Seus livros, traduzidos para sessenta e quatro línguas,libras, mais ou menos 1 bilhão de d venderam mais de 400 milhões de cópias pelo mundo todo, e renderam à autora por volta de 576 milhões de ólares, segundo estimativa da Forbes em fevereiro de 2004, tornando-a a primeira pessoa a tornar-se bilionária (em dólares) escrevendo livros. Já em 2006, ela foi nomeada pela mesma revista como a segunda personalidade feminina mais rica do mundo, atrás apenas da apresentadora da televisão americana Oprah Winfrey. Em 2007 ficou com a posição 891 dos bilionários do mundo na lista da Forbes  e nesse mesmo ano ela ficou com o número 48 da lista da Forbes "100 Celebridades".
   Pelo seu trabalho artístico e beneficente, J.K.Rowling ganhou diversas homenagens e honrarias. As mais importantes são listadas a seguir:
  • Junho de 2000 - É nomeada pela Rainha Elizabeth como Officer of the British Empire, tornando-se Lady J.K.Rowling.
  • Julho de 2000 - Recebe o título de Dra. Honoris Causa em Letras pela Universidade de Exeter, onde estudara entre 1985 e 1987.
  • Setembro de 2000 - Um quadro de J.K.Rowling pintado por Stuart Pearson Wright ganha seu lugar na National Portrait Gallery em Londres.
  • Abril de 2006 - Um asteroide é descoberto pelo Dr. Mark Hammergren do Adler Planetarium, que, sendo fã de Harry Potter, dá-lhe o nome de 43844 Rowling.
  • Maio de 2006 - Um dinossauro da ordem Pachycephalosauria recebeu o nome de Dracorex hogwartsia, "Dragão Rei de Hogwarts" em homenagem a Hogwarts, criação de Rowling.
  • Julho de 2006 - J.K.Rowling recebe o título de Dra. Honoris Causa em Direito pela Universidade de Aberdeen.
  • Julho de 2007 - J.K.Rowling recebe o Golden Blue Peter Badge, a maior honraria do programa Blue Peter. Ela já havia recebido a de prata, mas só ganharia a de ouro, lhe disseram, quando fizesse algo muito importante como salvar uma vida.
  • Outubro de 2007 - J.K.Rowling recebeu o prêmio Pride of Britain por inspirar mães solteiras e aspirantes a autores.
  • Outubro de 2007 - J.K.Rowling recebeu o prêmio Order of the Forest da Markets Initiative, uma organização canadense de proteção ao meio ambiente, pela impressão de Harry Potter e as Relíquias da Morte com papel reciclado.
  • Novembro de 2007 - J.K.Rowling vence o prêmio Entertainer of the Year da revista Entertainment Weekly.
  • Fevereiro de 2009 - Recebe de Nicolas Sarkozy, presidente da França, a insígnia de Cavaleiro da Ordem da Legião de Honra.
   Projetos sociais e doações. A influência de J.K.Rowling, somada ao seu poder aquisitivo e à sua capacidade de escrever, esteve ocupada com projetos sociais com destaque para a MS Society Scotland, organização que ajuda portadores de esclerose múltipla, e o National Council for One Parent Families, que ajuda mães solteiras, tornando-se embaixadora do Conselho.
  Escreveu também dois livrinhos, Quadribol Através dos Séculos e Animais Fantásticos e Onde Habitam, que arrecadaram juntos £15.7 milhões, £10.8 milhões das quais doadas à instituição Comic Relief, que combate a pobreza. Além disso, Joanne doou £22 milhões para a mesma instituição.
  Em 2006, Joanne foi até Bucareste, na Romênia, para arrecadar fundos ao Children's High Level Group, que difunde os direitos das crianças com deficiência mental na Europa e no mesmo ano doou uma grande soma para a construção de um novo Centro de Medicina Regenerativa na Universidade de Edimburgo.
  Nos dias 1 e 2 de Agosto de 2006, Rowling leu juntamente com Stephen King e John Irving na Radio City Music Hall em Nova Iorque. Os lucros do evento foram doados para a Haven Foundation, para artistas incapacitados e sem seguro social, e para a ONG Médicos Sem Fronteiras
Em Novembro de 2007 Joanne revelou ter escrito o livro The Tales of Beedle, the Bard. Esse livro tem um papel importante dentro da história de Harry Potter e as Relíquias da Morte. Esse livro teve uma edição limitada a sete livros, escritos a mão, com ilustrações da autora, encadernados em couro e com detalhes em prata e pedras semi-preciosas Seis foram dados de presente, e um deles foi leiloado, e a renda foi doada para crianças carentes. O lance inicial foi de sessenta e dois mil dólares, e foi de fato leiloado por um valor de quase 4 milhões de dólares, ou £1,95 milhões. Em Dezembro de 2008, Os Contos de Beedle, o Bardo, foi publicado para o público em geral. Novamente, o dinheiro arrecadado com os royalties do livro foi doado, dessa vez para o Children's High Level Group.
   Abaixa você ver em lista alguns que J.K. Rowling recebeu ao longo de sua carreira como autura da serie. 
Veja...
  2010 – 29º prêmio de literatura H. C. Andersen, entregue para escritores cujas obras sejam comparáveis às de Hans Christian Andersen.

2009 – “Lifetime Achievement Award” do DQ Entertainment pelo conjunto de sua obra.

2009 – Condecorada com a insígnia de Cavaleiro da Ordem da Legião de Honra pelo Presidente francês Nicolas Sarkozy.

2008 – Jo foi homenageada pela cidade de Edimburgo e recebeu prêmio que honra aqueles “cujas notáveis realizações trouxeram honra à Edimburgo”, e também foi imortalizada numa espécie de “calçada da fama” em um quadrado do lado de fora da Câmara da Cidade, onde deixou suas impressões digitais.

2007 – Rowling vence o prêmio Entertainer of the Year da revista Entertainment Weekly.

2009 – Considerada a sexta pessoa mais respeitada do Reino Unido por pesquisa da OnePoll.

2008 – Prêmio “Lifetime Achievement Award” do British Book Award pelo conjunto de sua obra.

2008 – Prêmio Mythopoeic de Fantasia para a Literatura Infantil.

2007 – J.K. Rowling recebeu o prêmio Order of the Forest da Markets Initiative, uma organização canadense de proteção ao meio ambiente, pela impressão de Harry Potter e as Relíquias da Morte com papel reciclado.

2007 – Wired Rave Award

2007 – J.K. Rowling recebeu o prêmio Pride of Britain por inspirar mães solteiras e aspirantes a autores.

2007 – J.K. Rowling recebe o Golden Blue Peter Badge, a maior honraria do programa Blue Peter. Ela já havia recebido a de prata, mas só ganharia a de ouro, lhe disseram, quando fizesse algo muito importante como salvar uma vida.

2006 – Children’s Book of the Year, por Harry Potter e o Enigma do Príncipe

2006 – Royal Mail Awards (categoria 8 a 12 anos), por Harry Potter e o Enigma do Prí­ncipe

2006 – Grau honorário de Dra. Honoris Causa em Direito da Universidade de Aberdeen

2006 – Um dinossauro da ordem Pachycephalosauria recebeu o nome de Dracorex hogwartsia, “Dragão Rei de Hogwarts” em homenagem a Hogwarts.

2006 – Um asteróide é descoberto pelo Dr. Mark Hammergren do Adler Planetarium, que, sendo fã de Harry Potter, intitulá-o com o nome de 43844 Rowling

2006 – Greatest Living British Writer

2006 – British Book Awards na categoria “Livro do Ano”, por Harry Potter e o Enigma do Prí­ncipe

2005 – Ganhou um quadro exposto na National Portrait Gallery

2003 – WH Smith People’s Choice Award, por Harry Potter e a Ordem da Fênix

2003 – Recebeu o prestigioso Prêmio Príncipe das Astúrias da Espanha por Concórdia

2003 – British Book Awards Book of the Year, por Harry Potter e a Ordem da Fênix

2001 – Children’s Book Award, por Harry Potter e o Cálice de Fogo

2001 – Um Hugo Award, por Harry Potter e o Cálice de Fogo

2001 – Scottish Arts Council Children’s Book Award, por Harry Potter e o Cálice de Fogo

2001 – FCBG Children’s Book Award, por Harry Potter e o Cálice de Fogo

2000 – British Booksellers Association na categoria “Autor do Ano”

2000 – O W. H. Smith Book Awards – Children’s Book of the Year, por Harry Potter e o Cálice de Fogo

2000 – The Blue Peter Book Awards, por Harry Potter e o Cálice de Fogo

2000 – Recebe o título de Dra. Honoris Causa em Letras pela Universidade de Exeter, onde estudara entre 1985 e 1987.

2000 – Nomeada pela Rainha Elizabeth como Officer of the British Empire, tornando-se Lady J.K.Rowling.

2000 – Best Book for Young Adults, Booklist Editors’ Choice, por Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

2000 – British Book Award na categoria “Autora do Ano”

2000 – O American Library Association Notable Book, por Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

2000 – Sheffield Children’s Book Award, por Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

2000 – Guardian Children’s Fiction Prize, por Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

2000 – Children’s Book Award, por Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

2000 – Carnegie Medal, por Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

2000 – The Whithread Children’s Book of the Year Award, por Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

1999 – Sheffield Children’s Book Award, por Harry Potter e a Câmara Secreta

1999 – Scottish Arts Council Children’s Book Award, por Harry Potter e a Câmara Secreta

1999 – Prix Sorciere (França), por Harry Potter e a Pedra Filosofal

1999 – British Booksellers Association na categoria “Autor do Ano”

1999 – Nestlé Smarties Book Prize (Prêmio de Ouro) (categoria 9-11 anos), por Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, sendo a primeira pessoa a ganha-lo três vezes consecutivas.

1999 – Best Book for Young Adults, por Harry Potter e a Câmara Secreta

1999 – Los Angeles Times Best Book, por Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

1999 – Association Notable Book Award, por Harry Potter e a Câmara Secreta

1999 – American Library Award, por Harry Potter e a Câmara Secreta

1999 – Guardian Children’s Fiction Prize, por Harry Potter e a Câmara Secreta

1999 – Children’s Book Award, por Harry Potter e a Câmara Secreta

1999 – British Book Awards na categoria “Livro Infantil do Ano”, por Harry Potter e a Câmara Secreta

1999 – American Booksellers Book Award, por Harry Potter e a Pedra Filosofal

1998 – Young Telegraph Paperback of the Year Award, por Harry Potter e a Pedra Filosofal

1998 – Whitbread Children’s Book of the Year Award, por Harry Potter e a Câmara Secreta

1998 – Sheffield Children’s Book Award, por Harry Potter e a Pedra Filosofal

1998 – Primo Centro per la Letteratura Infantile (Itália), por Harry Potter e a Pedra Filosofal

1998 – Nestlê Smarties Book Prize (Prêmio de Ouro) (categoria 9-11 anos), por Harry Potter e a Câmara Secreta

1998 – Guardian Children’s Fiction Prize, por Harry Potter e a Pedra Filosofal

1998 – Children’s Book Award, por Harry Potter e a Pedra Filosofal

1998 – Bookseller Author of the Year, por Harry Potter e a Pedra Filosofal

1998 – Carnegie Medal Harry, por Potter e a Pedra Filosofal

1998 – British Book Awards na categoria “Livro Infantil do Ano”, por Harry Potter e a Pedra Filosofal

1997 – Nestlé Smarties Book Prize (Prêmio de Ouro) (categoria 9-11 anos), por Harry Potter e a Pedra Filosofal

1997 – British Book Awards (Prêmio de Ouro), por Harry Potter e a Pedra Filosofal
  Para entrar em contato com a autora da série, mande uma coruja (carta, no vocabulário trouxa) para os seguintes endereços:


J.K. Rowling c/o Bloomsbury Publishing 38 Soho Square LondonW1V 5DF UK ou J.K. Rowling c/o Scholastic Inc. 555 Broadway New York, NY 10012 USA


J.K. Rowling
c/o Arthur A. Levine Books
555 Broadway
New York, NY
10012
www.jkrowling.com
ou
J.K. Rowling
c/o Christopher Little Agency
Eel Brook Studios
125 Moore Park Road
London, England
SW6 4PS

   Devido a grande demanda, Rowling não responde todas pessoalmente, mas vale a pena tentar; procure fazer uma carta interessante, pondo-se no lugar dela, creiamos que seria interessante responder aquelas que fogem a regra dos cliches "Eu te amo", "Você é um gênio" e transmitem mudanças no cotidiano, por algum motivo ligado as obras de J.K (foi assim que Evanna Lynch entrou para o elenco, vale lembrar...). Seu website oficial pode ser acessado clicando aqui. Siga-a no Twitter nesse link.

  Em 2008, apareceu na posição 1064, embora sua fortuna tenha aumentado com o lançamento de Harry Potter e as Relíquias da Morte, o último livro da série. É notório, entretanto, como J.K.Rowling afirma veementemente no documentário Um ano na vida de J.K.Rowling, dirigido pelo escritor James Runcie, que, embora possua muitos milhões, não chega a ter um bilhão de dólares. Com efeito, o seu património, em 2010, foi avaliado pela Forbes  em 815 milhões de euros.
Veja abaixo algumas 
foto de 
J.K.Rowling...


















   É importante lembrar que o nome da autora é apenas Joanne Rowling, sem nome do meio. Rowling é pronunciado /roulin/ e Joanne é pronunciado /Djouan/ ou /Djouein/. A abreviatura K é de Kathleen, nome de sua avó preferida Kathleen Rowling, e foi escolhida na ocasião do lançamento do primeiro livro da série no Reino Unido, Harry Potter e a Pedra Filosofal, quando Christopher Little, agente literário da autora, e a Bloomsbury, sua editora, temendo que os garotos não leriam um livro escrito por uma mulher, pediram a Joanne que assinasse com as suas iniciais, não deixando transparecer que era uma mulher.

Joanne pensou em J.Rowling, mas não atendia ao pedido de duas iniciais da editora e por fim acabou homenageando sua avó, criando uma assinatura que ficou muito famosa a partir de então. Essa técnica já havia sido adoptada inclusive por Edith Nesbit, autora que influenciou J.K.Rowling.
Apesar disso, Joanne Rowling diz que todos a chamam de Jo Rowling, e que, quando criança, só era chamada de Joanne quando estavam muito bravos. Seu nome legal, como casada, é Joanne Murray.

  Peter John Rowling e Anne Volant conheceram-se no início dos anos 1960, numa viagem de trem da estação King's CrossLondres - nome conhecido pelos leitores de Harry Potter - à Escócia, e logo iniciaram um relacionamento. Ambos eram da Marinha, mas quando Anne ficou grávida Pete conseguiu uma vaga de aprendiz na fábrica Bristol Siddeley, que tornou-se, mais tarde a Rolls-Royce.

 Os dois casaram-se em março de 1965, na igreja All Saints Parish Church e mudaram-se para Yate, no condado cerimonial de Gloucestershire e em 31 de Julho do mesmo ano, no Yate General Hospital, nascia Joanne Rowling, que apesar de já ter declarado que nasceu em Chipping Sodbury, não é o que consta na certidão de nascimento, apesar de as duas cidades (Yate e Chipping Sodbury) estarem muito próximas: quase não se sabe onde começa uma e termina outra.
Quase dois anos depois, em junho de 1967, Anne teve a segunda filha, Dianne Rowling, que nasceu em casa.
Joanne diz que Dianne sempre foi mais bonita que ela, com seus cabelos e olhos escuros, e que ambas brigavam muito quando crianças, "como dois gatos selvagens presos numa mesma gaiola apertada".
Sobre os avós de Joanne, é fato que os paternos eram de longe seus favoritos: Kathleen Ada Bulgen Rowling e Ernest Arthur Rowling eram proprietários de uma mercearia na qual as netas brincavam. Kathleen morreu quando Joanne tinha 9 anos, e deixou uma neta que a amava muito e que mais tarde escolheria seu nome para figurar o "K" de J.K.Rowling.
Os avós maternos das meninas eram Stanley George Volant e Freda Volant (Louisa Caroline Watts Freda Smith, seu nome completo de solteira ), que Joanne descreveu como um "casal infeliz". Entretanto, os dois avôs, Stanley e Ernie, eram por ela considerados grandes homens, que emprestam seus nomes aos condutores do Nôitibus Andante.

  Os Rowling inicialmente moraram em Yate, mas quando a cidade avançou, os pais das meninas resolveram mudar-se para Winterbourne, para a rua Nicholls Lane, onde Joanne tomou gosto pela leitura. Perto da casa dos Rowling morava a família Potter, mas ao contrário do que foi espalhado, não há relação entre o filho Ian Potter e Harry Potter além do nome.

Em 1971, a pequena Joanne escreve seu primeiro livro: Rabbit, a história de um coelho chamado Rabbit, que pega sarampo e é visitado pela Miss Bee (Srta. Abelha), e foi nessa época que Joanne se matriculou em sua primeira escola, a St. Michael's Curch of England, perto de sua casa. Era um local agradável, uma escola à moda antiga da qual Joanne gostava muito.
A Floresta de Dean.
Em 1974 a família Rowling mudou-se para a cidadezinha de Tutshill, para uma casa chamada Church Cottage. Curiosamente, Tutshill fica às bordas da Floresta de Dean, berço do escritor Dennis Potter.
  Junto com a nova casa veio a nova escola, a Escola Tutshill, onde lecionava a professora Sylvia Morgan, uma mulher rígida e pouco querida. Joanne já se destacava pela inteligência. Ela diz em sua autobiografia que, talvez para compensar a beleza de Dianne, seus pais decidiram que ela deveria ser a filha inteligente.
A escola secundária (veja Sistema Educacional Britânico) que as pequenas Rowling freqüentaram era a Escola Wyedean, no vilarejo de Sedbury. Se a Escola Tutshill ficara para trás junto com Sylvia Morgan, Wyedean chegou com o professor John Nettleship, químico que inspirou o Professor Snape, e que àquela época tornou-se chefe da mãe de Jo e Di, Anne, que passou a trabalhar no departamento de Química da escola. Na Wyedean a professora Lucy Shepherd foi a preferida de Rowling. Competente, Lucy teve influência sobre a criativa Joanne, e é elogiada pelos próprios professores da escola.
O período que passou na Escola Wyedean deixou fortes lembranças: foi nessa época que Anne Rowling foi diagnosticada com esclerose múltipla, e foi aí também que ela conheceu Sean Harris, amigo a quem foi dedicado o segundo livro e dono do Ford Anglia original, a porta para o mundo de J.K. assim como o foi para Harry Potter. Segundo J.K.:

Cquote1.svg Ele foi o primeiro dos meus amigos a aprender a dirigir, e aquele carro turquesa e branco significava LIBERDADE.

Cquote2.svg
— J.K.Rowling


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...